Chamou-se inicialmente Várzea Formosa e mais tarde, Formosa. A lei nº 1.114, de 30 de dezembro mudou o nome para Poranga, tradução Tupi do adjetivo Formosa. Foram sugeridas mas não aceitas as denominações Formosa e Feitosa, esta em homenagem ao Padre Francisco Máximo Feitosa e Castro, que na qualidade de Vigário de Ipueiras, muito trabalhou pela construção da capela local. Era distrito do município de Ipueiras quando por lei nº 3.665, de 5 de julho de 1957 recebeu a autonomia municipal.
Chamou-se sucessivamente, Várzea Formosa e Formosa. Sua formação urbana provém de agricultores e pecuaristas cujo primitivo agregamento se deu em terras banhadas pelas nascentes dos rios Inhussu, Acaraú, Jatobá e Macambira. A elevação do reduto à categoria de Vila deu-se quando da criação do município de Ipueiras (Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938). A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 3.665, de 5 Julho de 1957, tendo sido instalado a 22 de Setembro do mesmo ano. As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm, inicialmente, de doações patrimoniais das quais constam como doadores Lourenço Alves de Almeida (1897) e Malaquias Alves de Almeida (1898), seguindo-se a edificação da respectiva Capela. Esse nicho foi construído graças ao trabalho realizado pelo padre Francisco Máximo Feitosa de Castro, vigário de Ipueiras, tendo como patronos, Jesus, Maria e José.
Poranga é vocábulo indígena que significa bonito. Da língua tupi poranga: bela, linda, formosa, bonita. Uma cidade muito bela onde sua principal praça costuma acumular jovens à procura de um grande amor. Um dos principais ponto turísticos do município é a Cachoeira do Pinga, a Igreja Mãe de Deus (Igrejinha de Pedra) e a Pedra Grande.
Poranga é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na Mesorregião do Noroeste Cearense e na Microrregião de Ipu. Sua população estimada em 2004 era de 12.086 habitantes.
Igreja de Pedra Mãe de Deus;
Cachoeiras e Queda d'água Pinga;
Quedas d'água do Pinga
Rio Macambira;
Cavernas;
Escrita dos índios nas Pedras Rochosas;
Pedra Grande;
Festa do Município dia 05/07;
Festa de Natal dia 24/12;
Festa de Padroeiro último sábado do mês de julho.
Hino Municipal
Mocidade vibrante e garbosa
Ergue a voz e decanta o ideal
De levar a bandeira gloriosa
Da esperança risonha e triunfal
Nobre terra querida e singela
Teu futuro é brilhante e gentil
Tu serás, tu serás uma estrela
Da grandeza de nosso Brasil
Ó Poranga nós sempre te amamos
Nos momentos de gloria e de dor
Nós sorrimos e a ti dedicamos
Um solene poema de amor
Os teus filhos te querem saudar
Com alegria bondade e valor
Nobre terra nós somos teus filhos
E seremos depois vencedor
Brasão
Bandeira