Município também oferece serviços especializados para gestantes de alto risco.
Secretária de Saúde, Raimundinha Marinho, acompanha a realização do ultrassom na paciente Sofia da Silva, que está no quinto mês de gestação. FOTO: Mariane Mansuido.
No último sábado (01/5), a Prefeitura de Poranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 60 exames de ultrassom. A maioria dos procedimentos visa atender as gestantes que realizam o pré-natal no município, já que a ultrassonografia obstétrica é essencial para acompanhar a saúde do bebê e da mulher durante toda a gestação.
Para promover um serviço de saúde ainda mais completo, a Secretária de Saúde, Raimundinha Marinho, anunciou a ampliação do atendimento para mulheres com gravidez de risco, isso porque um novo tipo de exame, o ultrassom morfológico, agora é ofertado pela rede pública do município.
"O ultrassom morfológico é um exame especializado que não é ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Prefeito de Poranga, Carlos Antônio, decidiu oferecer esse tratamento para trazer mais segurança às gestantes de risco", explicou a secretária Raimundinha Marinho.
Uma das poranguenses beneficiadas com o novo exame é a Sofia da Silva, que mora na localidade de Chapada. Ela está no quinto mês de gestação e precisa fazer o acompanhamento mensal pelo risco da gravidez. "Ter esse exame aqui me ajudou bastante, porque eu não teria condições de realizar por conta", declarou Sofia.
A Secretária de Saúde, Raimundinha Marinho, também lembrou que o município oferece o transporte de ida e volta para exames e consultas neste caso.