NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#BolsaAtleta Há 235 dia(s)

Prefeitura de Poranga inicia apoio ao Projeto Ceará Atleta do Governo do Estado

A Prefeitura de Poranga tem o prazer de convocar seus jovens atletas locais a se inscrev [...]

#BolsaFamília Há 242 dia(s)

Programa Bolsa Família Março de 2024

Informamos aos novos beneficiários do programa Bolsa Família referentes ao mês de març [...]

#Saúde Há 255 dia(s)

Conselho Municipal de Saúde de Poranga fortalecendo o Controle Social

Na quarta-feira, 06 de março de 2024, um importante evento marcou a comunidade de Porang [...]

#AssistênciaSocial Há 256 dia(s)

Prefeitura de Poranga entrega Cartão Primeira Infância

O projeto visa oferecer suporte às famílias com base em critérios estabelecidos pelo Gov [...]

#Aperfeiçoamento Há 259 dia(s)

Prefeitura de Poranga promove Seminário Intersetorial para Qualificação do Trabalho do Conselho Tutelar

No dia 5 de março de 2024, a Prefeitura de Poranga, por meio do Conselho Municipal dos D [...]

#MeioAmbiente Há 261 dia(s)

Prefeitura promove limpeza das escadarias das proximidades da Cachoeira do Pinga

Na terça-feira, dia 5, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio [...]

#DefesaCivil Há 262 dia(s)

Prefeitura de Poranga em guerra contra o mosquito

Na última segunda-feira, dia 4, a Defesa Civil, em conjunto com bombeiros civis e brigad [...]

#Aperfeiçoamento Há 263 dia(s)

Prefeitura de Poranga e Governo do Estado trabalhando juntas pelos jovens

Hoje, segunda-feira dia 4 de março, a prefeitura de Poranga, representada pela Secretari [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito