NÓTICIAS

25-MAR-2020

Ceará celebra os 136 anos da abolição da escravidão no estado nesta quarta (25).

A Data Magna é considerada feriado estadual desde 2011. Província do Ceará foi a primeira a proibir escravatura.

#CULTURA | POR ALLUMAGE | 25 DE MARÇO DE 2020 | 75

Na quarta-feira (25), é comemorada a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará - a primeira província brasileira a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884. O estado se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, que aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

A Data Magna do Ceará foi instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011, por lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A iniciativa por celebrar a data partiu do deputado Lula Morais (PCdoB).

Data Magna do Ceará

Baiano de Inhambupe, Manuel Sátiro de Oliveira Dias, era o presidente da província do Ceará quando da libertação dos escravos de todo o estado em 25 de março de 1884. O Ceará foi a primeira província a abolir a escravidão no país. Um personagem que teve papel fundamental na luta pela libertação dos escravos, Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde.

Homem de origem humilde, Francisco José do Nascimento teve participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará. Francisco José nasceu em 1839, em Canoa Quebrada, no município de Aracati. Ele foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874 e, por esse motivo, teve a oportunidade de conviver de perto com o drama do tráfico negreiro. Aos poucos foi se envolvendo diretamente na luta pelo abolicionismo e em 1881, convenceu os colegas jangadeiros a se recusarem a transportar para os navios negreiros os escravos que seriam vendidos para o sul do país e, assim, fechou o Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. A ação repercutiu em boa parte do país, o que colaborou para o fortalecimento das lutas de outros abolicionistas do Ceará, que pertenciam à elite econômica e intelectual do estado, contribuindo dessa forma para o fim da escravidão no Ceará.

Francisco José do Nascimento faleceu em Fortaleza, no dia 05 de março de 1914. Sua luta pelo fim da escravidão lhe rendeu várias homenagens, e uma delas aconteceu no dia 28 de abril de 1999, quando o Governo do Estado do Ceará deu seu nome ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Redenção

Apesar da libertação dos escravos no Ceará ser comemorada no dia 25 de março, alguns historiadores consideram que o início da abolição ocorreu no dia 1º de janeiro de 1883, um ano antes, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, cidade que fica aproximadamente 55 km de Fortaleza, em um ato realizado em frente à igreja Matriz, marcado pela entrega das cartas de alforria para 116 escravos daquela região. O ato contou a participação de alguns abolicionistas, entre eles, José do Patrocínio que também era jornalista e escritor, além de participar ativamente dos movimentos para libertação dos escravos.

Redenção, que também é conhecida como Rosal da Liberdade é considerada o símbolo da abolição da escravatura no Brasil. O Município mantém vivo seus símbolos da libertação como os museus e prédios históricos que contam a história da abolição. No Museu Municipal é possível encontrar peças e documentos que contam parte da história da escravidão e abolição ocorrida em Redenção e no Ceará. A cidade também possui o Museu Senzala Negro Liberto, localizado no Sítio Livramento. Criado em 2003, o museu é composto por casa-grande, senzala, canavial e engenho, todo o conjunto arquitetônico é original. No local é possível visitar o porão da antiga fazenda onde está preservado o cativeiro dos escravos que viviam ali.

Fonte: www.brasildefato.com.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde

Boletim diário (22/3) sobre a situação do #Coronavírus (COVID 19) Poranga..

Boletim diário (22/3) sobre a situação do #Coronavírus (COVID 19) Poranga..

Há 11 dias

#AssistênciaSocial

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de março.

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março.

Há 12 dias

#COVID19

COMUNICADO - Reunião sobre o Coronavirus (COVID-19).

Pedimos a colaboração de TODOS nesse delicado momento da grande epidemia mundial de coronavírus (COVID-19).

Há 16 dias

#COVID19

Decreto Nº 0017, de 16 de março de 2020.

Dispõe sobre medidas para a prevenção e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Há 16 dias

#COVID19

O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se preveni [...]

Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.

Há 17 dias

#NotaDePesar

Nota de Pesar pelo falecimento de MANOEL RODRIGUES CARREIROS.

A Prefeitura Municipal de Poranga presta condolências a seus familiares e amigos.

Há 19 dias

#Administração

Parceria entre Prefeitura de Poranga com a Caixa Econômica Federal.

Prefeitura de Poranga avisa a todos os servidores que o convênio com a Caixa Econômica Federal está ativo novamente.

Há 27 dias

#poranga

Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito.

A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Nesse período de pré-estação chuvosa no Ce

Há 31 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito