NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021 103

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde

Hoje (15), no CRAS tivemos a Campanha de vacinação contra a Influenza (gripe).

Hoje (15), no CRAS tivemos a Campanha de vacinação contr [...]

Há 1 dias

#ValeGas

Prefeitura beneficia 338 famílias com o Vale Gás no primeiro lote.

338 família serão beneficiadas no primeiro lote em Poran [...]

Há 4 dias

#Agricultura

Secretaria de Agricultura Pecuária e Defesa Civil de Poranga recebem visita da Defesa Civil do Estado do Ceará.

Secretaria de Agricultura Pecuária e Defesa Civil de Poranga re [...]

Há 7 dias

#Saúde

Número de pessoas que utilizaram o serviço de transporte da Prefeitura Municipal de Poranga no mês de março de 2021.

Confira o número de pessoas que utilizaram o serviço de [...]

Há 8 dias

#NotaDeEsclarecimento

Nota Informativa, de 08 de abril de 2021. Secretaria Municipal de Saúde.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) junto à Sec [...]

Há 8 dias

#Infraestrutura

Prefeitura realiza serviços de terraplanagem, piçarramento e melhorias em estradas vicinais e ruas na zona urbana.

Prefeitura de Poranga realiza serviços de terraplanagem, pi&cce [...]

Há 9 dias

#COVID19

PSF de Buritizal vacina todos os IDOSOS de 75 anos acima.

Secretaria de Saúde informa: PSF de Buritizal vacina todos os I [...]

Há 23 dias

#Agricultura

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DE PORANGA.

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DE PORA [...]

Há 23 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito