CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 06/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura promove limpeza das escadarias das proximidades da Cachoeira do Pinga

Na terça-feira, dia 5, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveu uma importante ação de limpeza nas escadarias de acesso e nos arredores da cachoeira do Pinga, um dos principais cartões postais de nosso município. Essa iniciativa ressalta a necessidade de conscientização e participação ativa da população na preservação de áreas turísticas.

É fundamental que os residentes e visitantes compreendam a importância de conservar esses espaços naturais, não apenas para manter sua beleza e atratividade, mas também para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. A preservação dessas áreas não só contribui para a conservação da biodiversidade local, mas também promove o desenvolvimento sustentável da comunidade, ao incentivar o turismo responsável e a geração de empregos relacionados.

A participação da população na conservação desses locais vai além do simples descarte adequado de lixo. Envolve também a adoção de práticas sustentáveis, como o consumo consciente de recursos naturais, a proteção da fauna e flora local e o respeito às normas e regulamentos estabelecidos para o uso dessas áreas.

Portanto, é crucial que cada indivíduo se sinta responsável pelo bem-estar desses destinos turísticos, agindo de forma colaborativa e proativa para garantir sua preservação para as gerações futuras. Ao cultivar um senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao patrimônio natural de nossa cidade, podemos assegurar que esses locais continuem a encantar e inspirar visitantes de todo o mundo.

PrefeituraDePoranga #MeioAmbiente #CachoeiraDaPinga

#DefesaCivil 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Poranga em guerra contra o mosquito

Na última segunda-feira, dia 4, a Defesa Civil, em conjunto com bombeiros civis e brigadistas florestais, deu início à importante ação de coleta de pneus abandonados.

Esses pneus, encontrados em oficinas, borracharias, terrenos baldios e até mesmo em residências, representavam potenciais criadouros para larvas de mosquitos e moscas, uma vez que acumulavam água.

Dezenas de pneus foram recolhidos e encaminhados para reciclagem, contribuindo não apenas para a eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue, mas também para a preservação do meio ambiente.

Esta luta também é sua!

É fundamental ressaltar que o engajamento da comunidade é essencial nessa luta contra o Aedes aegypti. Cada indivíduo pode e deve fazer a sua parte, evitando o acúmulo de água em recipientes diversos, como vasos de plantas, garrafas e pneus, que são propícios para a reprodução do mosquito.

Além da coleta de pneus, é fundamental que a população adote medidas preventivas para combater o mosquito da dengue. Algumas ações importantes incluem:

1. Eliminação de recipientes que possam acumular água parada, como latas, baldes, garrafas e pneus velhos.

2. Manutenção adequada de vasos de plantas, evitando que acumulem água em seus pratinhos.

3. Limpeza regular de calhas e ralos para evitar o acúmulo de água parada.

4. Utilização de telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos em casa.

5. Uso de repelentes e inseticidas, principalmente durante os períodos de maior atividade dos mosquitos, como ao amanhecer e ao entardecer.

6. Uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas onde há alta incidência de mosquitos.

Ao adotar essas medidas, cada indivíduo contribui significativamente para a redução do número de criadouros do Aedes aegypti e, consequentemente, para a prevenção da dengue. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos nesse esforço conjunto para proteger a saúde da nossa comunidade. Juntos, podemos fazer a diferença.

#PrefeituraDePoranga #Dengue #TrabalhoDeTodos #PorangaContraADengue

#Aperfeiçoamento 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Poranga e Governo do Estado trabalhando juntas pelos jovens

Hoje, segunda-feira dia 4 de março, a prefeitura de Poranga, representada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entregou os kits de material e crachas para os jovens que participa do programa no município de Poranga.

Sobre o programa Agente Jovem Ambiental

O Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, instituiu o Programa Jovem Ambiental por meio da Lei Estadual nº 17.383, de 11 de janeiro de 2021, com o objetivo de selecionar 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social nos 184 municípios cearenses para participarem de projetos socioambientais.

Os requisitos para participação incluem idade entre 15 e 29 anos, matrícula ou conclusão do ensino médio em escola pública do Ceará, e pertencer a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico.

Os jovens selecionados receberão auxílio mensal de R$ 200,00, curso de formação, fardamento, seguro-acidente e certificados.

O objetivo geral do programa é incentivar a participação dos jovens em projetos sustentáveis, promovendo inclusão social e ambiental, desenvolvimento de competências e habilidades, geração de renda e protagonismo juvenil, com foco na qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O programa tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, e os contatos e documentos importantes estão disponíveis no portal do curso de formação e nos canais de suporte técnico fornecidos.

#PrefeituraDePoranga #AJA #MeioAmbiente

#Planejamento 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Equipe da Prefeitura de Poranga participa do Fórum Cearense dos Comitês das Bacias Hidrográficas

Na última terça-feira, dia 27, a Prefeitura de Poranga marcou presença no Fórum Cearense dos Comitês das Bacias Hidrográficas, um evento dedicado ao planejamento e execução de políticas hídricas.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Defesa Civil, Jaeger Pinho, liderou a equipe de profissionais enviados para representar Poranga no fórum. O Comitê dos Sertões de Crateús também se fez presente, destacando-se por sua participação ativa.

Dentre os especialistas que compartilharam suas análises, vale ressaltar o pronunciamento da Dra. Meyre Sakamoto sobre a situação atual. Segundo a estudiosa, existe uma probabilidade de 45% de as chuvas ficarem abaixo da média, 40% de serem equivalentes à média e 15% de serem acima da média.

É importante salientar que a intensidade das chuvas que estamos presenciando não garante necessariamente um inverno robusto; o fenômeno pode se dissipar a qualquer momento.

Felizmente, muitos reservatórios cearenses estão sendo recarregados, trazendo alívio para a região. Considerando que março geralmente apresenta maior pluviosidade devido ao equinócio, podemos encarar o futuro com otimismo.

#PrefeituraDePoranga #SecretariaDeAgricultura #PoliticasHídricas

#Agricultura 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura promove peixamento nos açúdes de Poranga

Na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e a Secretaria de Agricultura de Poranga, trará milhares de alevinos de tilápia para serem introduzidos em diversos reservatórios públicos municipais. Entre os locais contemplados está o açude Floresta, situado em Cachoeira Grande.

Este evento faz parte de um esforço contínuo realizado todos os anos, onde ocorre o repovoamento de açudes e barragens visando o fornecimento de uma fonte de alimento rica em proteínas para a população rural da região. A iniciativa visa não apenas promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura local, mas também garantir a segurança alimentar das comunidades.

A ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o Núcleo de Pesca demonstra o comprometimento das autoridades em fortalecer o setor pesqueiro e contribuir para o bem-estar dos moradores das áreas rurais do estado. A chegada dos alevinos de tilápia representa um passo importante na preservação dos recursos naturais e na promoção da economia local.

#PrefeituraDePoranga #Repeixamento #AçúdeFloresta #CachoeiraGrande

#Agricultura 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Poranga distribui sementes do programa Hora de Plantar

Hoje, terça-feira, dia 20, a EMATERCE, em conjunto com a Secretaria de Agricultura de Poranga e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estarão distribuindo as sementes do programa Hora de Plantar.

Estaremos disponibilizando sementes de milho híbrido e variedade, feijão e sorgo forrageiro. Infelizmente, a quantidade enviada não será suficiente para novos cadastros de milho e feijão. Novos cadastros, conforme orientação técnica, só serão possíveis para sorgo forrageiro e mudas de cajueiro anão (que serão disponibilizadas posteriormente).

O apoio aos pequenos agricultores locais tem um impacto significativo que vai além do simples plantio para consumo. Uma agricultura familiar forte influencia diretamente o custo dos grãos e produtos hortifrutigranjeiros para a população do município.

#PrefeituraDePoranga #ProgramaHoraDePlantar #PequenoAgricultor #Sementes

#Agricultura 10/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Poranga disponibiliza gratuitamente raquetes de palma forrageira

Neste sábado de carnaval, a prefeitura de Poranga disponibilizou gratuitamente raquetes de palma forrageira para criadores interessados em seu plantio. O principal objetivo deve ser a produção de alimentos para o rebanho no período de estiagem.

As previsões são de que teremos um difícil período de poucas chuvas adiante.Esta é mais uma ação da Prefeitura de Poranga visando a proteção principalmente dos mais vulneráveis, neste caso, dos pequenos criadores.

#PrefeituraDePoranga #SecretariaDeAgricultura #Estiagem

#DefesaCivil 10/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Defesa civil de Poranga age rapidamente após queda de árvore

Na tarde deste sábado dia 10, uma árvore desabou em uma residência na rua Juscelino Kubitschek. Felizmente não houveram danos nem feridos. Profissionais da Prefeitura se dirigiram ao local para garantir que não houvesse mais nenhum risco.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Poranga recomendam que a população evite sair à rua, permanecer em baixo ou estacionar sob árvores em períodos de fortes ventos ou chuvas como ocorrido neste sábado.

A Defesa Civil de Poranga está alerta para qualquer eventualidade pelo número 88-997406210.

#Agricultura 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Equipe da Prefeitura da Poranga reune-se com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús

Na quarta-feira dia 7 de fevereiro, em Crateús, enviados da secretaria de Agricultura de Poranga uniram-se ao Comitê.

Entre as várias apresentações esteve a da Dra. Meyre Sakamoto, representando a FUNCEME. Segundo a cientista, estamos vivendo um período de El Nino, o que contribui para a incidência de menos chuva no período.

O prognóstico climático para fevereiro, março e abril é de 45% de probabilidade de chuvas abaixo do normal, 40% em torno do normal e 15% acima do normal. Enquanto estávamos na reunião do comitê, um de nossos técnicos estava em uma capacitação do Programa de Aquisição de Alimentos. Tudo em prol da população.

Em vista do alerta de emergência nas 24 cidades cearenses a prefeitura de Poranga se movimenta em todas as frentes possíveis para proteger a população, principalmente a parcela mais vulnerável.

#PrefeituraDePoranga #SecretariaDeAgricultura #PrevisãoDeReduçãoDeChuvas

#Agricultura 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO A Prefeitura de Poranga e a importância da agricultura familiar

Você sabia que a agricultura familiar desempenha um papel crucial em nosso município, não apenas economicamente, mas também socialmente?

Graças a ela o cidadão de Poranga pode desfrutar de produtos em preços muito menores e muito mais saldáveis, cultivados sem adição de tantos pesticidas que tanto contaminam alimentos, quanto contaminam a água.

Importância Econômica: A agricultura familiar é responsável por uma parcela significativa da produção agrícola em Poranga. Nossos agricultores familiares cultivam uma variedade de alimentos frescos e saudáveis que abastecem nossas feiras locais e fornecem sustento para muitas famílias. Além disso, a produção agrícola familiar gera empregos e movimenta a economia local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Importância Social: A agricultura familiar não é apenas sobre produzir alimentos, mas também sobre fortalecer laços comunitários e preservar tradições. Nossos agricultores familiares são os guardiões do conhecimento agrícola tradicional, transmitindo habilidades e práticas de geração em geração. Além disso, a agricultura familiar promove a inclusão social, fornecendo oportunidades de trabalho e renda para diversos grupos, como mulheres, jovens e comunidades tradicionais.

A prefeitura apoia o pequeno produtor local com aquisição de sementes, suporte em períodos de estiagem e várias ações criadas para melhorar as condições da área rural.

#PrefeituraDePoranga #SecretariaDeAgriculturaEMeioMabiente #ImportânciaDaAgriculturaFamiliar #PorangaCadaVezMelhor

#Mobilidade 04/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura remove carcaça de carro que pegou fogo no centro da cidade

Na última sexta-feira (02/02), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura, em colaboração com a Guarda Civil Municipal e os Bombeiros Civis de Poranga, uniram esforços para remover uma carcaça de veículo que havia sido incendiado no centro da cidade.

Com o apoio da Guarda Civil Municipal e dos Bombeiros Civis de Poranga, a remoção da carcaça foi realizada de forma segura e eficiente, restaurando a normalidade no centro da cidade e mitigando quaisquer perigos ambientais que pudessem surgir da presença do veículo danificado.

Esta iniciativa demonstra o compromisso das autoridades locais com a preservação do meio ambiente e a segurança dos cidadãos, além de destacar a importância da colaboração entre diferentes órgãos municipais para lidar com situações de emergência com eficácia e prontidão.

#PrefeituraDePoranga #SecretariaDoMeioAmbiente #Ingraestrutura #GuardaCivilMunicial #BombeirosCivisDePoranga

#MeioAmbiente 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Secretaria de Meio Ambiente, realiza mutirão na localidade de Vila do Divino.

Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mutirão na localidade de Vila do Divino com capinação, podagem e pintura de meio-fio.

#Desenvolvimento 03/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura Municipal de Poranga, realiza a limpeza nos bairros Aeroporto e Betânia.

Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza a limpeza nos bairros Aeroporto e Betânia com capinação,podagem, pinturas de árvores e organização geral.

#AJA 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Ação realizada pelos jovens do programa AJA.

Ações dos Jovens do Programa Agente Jovem Ambiental na Área do Alto da Mãe de Deus. Um lugar único em nossa região. Temos esperança que as futuras gerações possam usufruir dessa beleza que é única aqui em Poranga.

#Melhoria 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mutirão na localidade de Sítio Velho.

Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mutirão na localidade de Sítio Velho com capinação, podagem, pinturas de árvores para início das festividades religiosas.

#AJA 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Participação dos Agentes Jovens Ambientais - AJA's em um debate que teve como pauta as Queimadas e Incêndios Florestais.

Participação dos Agentes Jovens Ambientais - AJA's em um debate que teve como pauta as Queimadas e Incêndios Florestais em nossa região. O encontro ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poranga. Teve também a participação da Diocese, representada pelo Bispo Dom Ailton.

#Desenvolvimento 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO LIVE: Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais nos municípios cearenses.

Aprece irá tratar em sua Quinta com Debate das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais nos municípios cearenses. Os convidados irão colocar em discussão o papel das brigadas municipais, as limitações e as peculiaridades locais e a necessidade da busca de soluções conjuntas entre as entidades e órgãos governamentais para mitigar os agravos e dar a melhor resposta possível a estes sinistros.

Será nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 15h, no Canal Aprece Ceará, no YouTube.

Agende-se e participe com perguntas e comentários pelo chat da Live: https://youtu.be/mBz4qWuKSwM

#MeioAmbiente 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mutirão no bairro Monte das Oliveiras.

Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mutirão no bairro Monte das Oliveiras com capinação, podagem e pintura de meio-fio para o início das festividades religiosas de São Francisco.

#MeioAmbiente 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO A equipe de limpeza da Secretaria de Meio Ambiente, esteve na comunidade Santana.

Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais de 30 ultrassonografias para o acompanhamento das gestantes do nosso município. Também foram realizados exames ginecológicos. A gestão de Poranga trabalha para ofertar um serviço de saúde cada vez melhor e completo à população!

#AJA 27/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO As inscrições para o novo edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas.

As inscrições para o novo edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas de 23 DE JULHO ATÉ 06 DE AGOSTO. ?

?

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com Ensino Médio completo. ?

?

O AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Para mais informações, ACESSE O LINK que está na bio. ?

?

?

#PrefeituradePoranga

#MeioAmbiente 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO A Secretaria de Meio Ambiente reforça a limpeza pública através de mutirões nas diversas ruas do distrito de Buritizal.

A Secretaria de Meio Ambiente vem dando um reforço na limpeza pública através de mutirões nas diversas ruas do distrito de Buritizal. Buritizal já possui a coleta regular de lixo, 3 vezes por semana. Foi um compromisso assumido pela gestão em ofertar com eficiência os serviços da Secretaria de Meio Ambiente para toda a população.

#MeioAmbiente 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Reta final da coleta seletiva de cadernos e livros usados.

A Prefeitura Municipal de Poranga, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, pede a colaboração de toda a população para que possamos alcançar a meta de arrecadar 10 toneladas de livros e cadernos usados. Falta pouco! Na próxima segunda (31), as equipes estarão na área central da cidade coletando esse material. Faça a sua parte e contribua com o nosso meio ambiente.

#MeioAmbiente 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Meio Ambiente: da teoria à prática. Na próxima quarta-feira (02/6), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará a live com o tema “Meio Ambiente: da teoria à prática”.
#MeioAmbiente 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Secretaria Municipal do Meio Ambiente leva mutirão de limpeza para a localidade de Santa Rita.

A Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, continua com os mutirões de limpeza na Zona Rural do município, seguindo o calendário de abertura das festividades religiosas.

Esta semana, as nossas equipes estão na localidade de Santa Rita. Lembramos que o objetivo da nossa gestão é ofertar esse serviço em todas as localidades.

#MeioAmbiente 05/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Inicia os mutirões de limpeza na Zona Rural do município, seguindo o calendário de abertura das festividades religiosa.

A Prefeitura Municipal de Poranga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou os mutirões de limpeza na Zona Rural do município, seguindo o calendário de abertura das festividades religiosas.

Esta semana, as equipes estiveram na Chapada, a primeira localidade a receber o mutirão de limpeza.

O objetivo da nossa gestão é oferecer esses serviços em todo o município!

#MeioAmbiente 30/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Bota Fora no Bairro Vila Nova no município de Poranga.

A Secretaria de Meio Ambiente, realizou no dia 28 de abril o Bota Fora no Bairro Vila Nova no município de Poranga.

#MeioAmbiente 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO A Secretaria do Meio Ambiente realiza no dia 28 de abril o Dia do Bota Fora no Bairro Vila Nova.

Amanhã (28/4), acontece o Dia do Bota Fora no bairro Vila Nova, uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para zelar pela nossa cidade.

Serviços que serão realizados:

* Capinação e varrição do bairro;

* Poda de árvores na Avenida Dr. Epitácio de Pinho;

* Conserto de uma parte dos canteiros centrais;

* Pintura de meio-fio;

* Plantio de mudas;

* Revitalização dos jardins no canteiro central;

* Coleta de livros na Escola Estadual Prudêncio de Pinho.

Também serão recolhidos livros e cadernos usados dos moradores, basta deixá-los na sua calçada para que as equipes façam a coleta, das 08h às 11h.

Participe!

#MeioAmbiente 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO A Secretaria de Meio Ambiente realiza diariamente trabalhos de limpeza de ruas e avenidas, podas de árvores entre outros

Os trabalhos em Poranga não param de acontecer.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza diariamente trabalhos de limpeza de ruas e avenidas, podas de árvores entre outros. São serviços importantes, sobretudo nesta época do ano com o período de chuvas mais forte.

Nesta semana concluíram a revitalização na Cachoeira do Pinga.

#Agricultura 09/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Secretaria de Agricultura Pecuária e Defesa Civil de Poranga recebem visita da Defesa Civil do Estado do Ceará.

Secretaria de Agricultura Pecuária e Defesa Civil de Poranga recebem visita da Defesa Civil do Estado do Ceará.

Esta semana, a cidade de Poranga recebeu a visita técnica da coordenadoria da Defesa Civil do Estado do Ceará. O encontro foi mediado pelo chefe dos bombeiros e secretário municipal de Agricultura, Jaerge Pinho.

Os técnicos foram recebidos na Prefeitura pelo secretário municipal de Finanças, Marcos Feitosa. Durante a conversa, foi abordado a importância de uma Defesa Civil estruturada para atuar em momentos de crise e também para buscar recursos para o município.

É com diálogo e trabalho que a gestão municipal de Poranga mantém firme o compromisso de lutar por melhorias para a nossa população.

#Agricultura 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO NOTÍCIAS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DE PORANGA.

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DE PORANGA.

Jaeger Pinho esteve na propriedade do Sr. Curdulino em Pereiros, onde o mesmo comentou que tinha jovens Caprinos reprodutores da raça saanen, filhos de um reprodutor puro de origem, que faz parte do plantel dos animais do Programa Cabras Leiteiras. Esses jovens reprodutores estavam à venda e publicamos nas redes sociais. Prontamente algumas pessoas entraram em contato conosco e realizamos a primeira negociação. Ainda sobrou um dos reprodutores. Nosso objetivo é ajudar o agricultor/criador, tanto na produção como na venda de seus produtos.

#MeioAmbiente 23/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Confira os nomes dos selecionados no AJA (Agente Jovem Ambiental).

Confira os nomes dos selecionados no AJA (Agente Jovem Ambiental):?

- Cicera Iasmin da Silva;?

- Hmili Vitoria Marques Almeida;?

- Janieli Carreiro Bezerra;?

- Dyonatha Marques da Silva;?

- Maria José da Silva Melo;?

- Larisse de Sousa Pinho;?

- Maria de Fatima Alves Mendes;?

- Taildson Carreiro Borges;?

- Regilane Campos de Freitas;?

- Maria Jamara da Silva Melo;?

- Francisco Jefferson Rodrigues Pessoa;?

- Antonia Taline da Silva Gomes;?

- Francisco Marcos da Silva Gomes;?

- Rosa Maria da Silva Gomes;?

- Izadora Maria Alves da Silva;?

- Gonçalo Edgar da Silva;?

- Ana Cristina Mourão dos Santos;?

- Maria de Fátima Rodrigues Martins Melo;?

- Lucas Gomes da Silva;?

- Ana Cristina de Sousa Pinho;?

- Maria Adriele do Nascimento Evangelista;?

- Maria Nilce Gomes Bezerra;?

- Maria da Conceição Alves Vieira;?

- Tiago Alves da Silva Melo;?

- Maria Eshelen Pedro do Nascimento.

#MeioAmbiente 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Atenção para o calendário de Coleta de Lixo Domiciliar nos bairros!

Atenção para o calendário de Coleta de Lixo Domiciliar nos bairros:

- Segunda, Quarta e Sexta:

Centro, Aeroporto, COHAB, Vila Nova e nas Ruas Juscelino Kubitschek e São Vicente.

- Terça, Quinta e Sábado:

Jardim das Oliveiras, Jericó e Betânia.

OBSERVAÇÕES:

1° - O horário será sempre no turno da TARDE, a partir das 13 horas;

2° - Não coloque lixo pela MANHÃ.

Agradecemos a participação de todos nessa busca por uma PORANGA melhor.

#MeioAmbiente 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Em busca do fortalecimento das Políticas de Resíduos Sólidos de Poranga em parceria com outros municípios.

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceira com outros municípios, busca o fortalecimento das Políticas de Resíduos Sólidos de Poranga.

#MeioAmbiente 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Festa Anual das Árvores, de 21 a 28 de março de 2021.

Poranga mais uma vez é destaque entre os municípios cearenses no cumprimento de prazos. Muitos municípios ainda estão na fase de elaboração dos Planos de Ações da Festa Anual das Árvores 2021, correndo o risco de perderem o prazo para envio.

#MeioAmbiente 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO ECO FOLIA - Carnaval 2021!!! Venha curtir um carnaval diferente.

ECO FOLIA - Carnaval 2021!!!

Venha curtir um carnaval diferente.

Participe da plantação das 100 primeiras mudas da nova gestão. As mudas serão plantadas para a revitalização da praça e no quadro da matriz. ?

O Eco Folia, acontecerá nos dias 12 e 13 de fevereiro. Esperamos por você.

Compromisso com o nosso povo.

#MeioAmbiente 29/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO A Secretaria de Meio Ambiente inicia a revitalização dos canteiros da avenida principal.

A Secretaria de Meio Ambiente inicia a revitalização dos canteiros da avenida principal. As manutenções incluem adequação, reforma,limpeza,pinturas,pode de árvores e organização geral.

Compromisso com o nosso povo.

#MeioAmbiente 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Manutenção e limpeza na entrada de nossa cidade.

Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Infraestrutura realiza a manutenção e limpeza na entrada de nossa cidade.

Compromisso com o nosso povo.

#Agricultura 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Em parceria a Ematerce, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos trabalhadores rurais, inicia hoje entrega de sementes.

Em parceria a Ematerce, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos trabalhadores rurais, inicia hoje a entrega de sementes aos agricultores familiares que estão cadastrados no programa Hora de Plantar. As sementes disponíveis são: milho híbrido e variedades, feijão, sorgo. Os interessados devem procurar a EMATERCE, a partir de hoje, 26/01.

Não deixem de levar o CPF e o boleto pago do ano passado.

Obs: Cadastros novos só depois da segunda semana de fevereiro, se sobrar sementes.

#MeioAmbiente 12/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO O GRANDE PERIGO DAS QUEIMADAS. Com o tempo seco, essa atividade tende a aumentar.
#Agricultura 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Entrega de Títulos de Terra para seus proprietários. A Prefeitura de Poranga juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária e Defesa Civil do município continuam entregando títulos de terras a seus respectivos proprietários.
#Agricultura 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Poranga tem melhor índice de vacinação contra febre aftosa da região de Crateús

Poranga tem melhor índice de vacinação contra febre aftosa da região de Crateús

Dos municípios que compõem a Região de Crateús, o melhor avaliado em relação à vacinação contra a febre aftosa é Poranga. O município contabiliza 90,35% do rebanho vacinado. Com isso, alcançou o melhor índice em toda a região. O dado foi anunciado nesta segunda-feira (27/7) pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

O Secretário de Agricultura e Pecuária do Município de Poranga, Jaeger Pinho, lembra que são resultados obtidos graças ao trabalho conjunto da Secretaria, Adagri e Ematerce. O secretário alerta aos produtores rurais que não deixem passar o prazo para imunizar o rebanho. A compra da vacina vai ser encerrado no próximo dia 31 de julho, quando termina a primeira etapa da Campanha Contra Febre Aftosa de 2020.

Quem comemora a informação é o criador Valdeci Gomes, 47 anos, que cria gado da localidade de Buriti dos Carreiros, distrito de Poranga. "Está de parabéns a nossa Poranga. A febre aftosa não vai entrar porque nós não vamos deixar. Com fé em Deus, vamos está lá todos os anos, vacinando os nossos gados", disse o homem do campo.

A declaração da vacinação deve ser feita prioritariamente até 31 de agosto próximo, através do Portal do Produtor, com link no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br). Outra opção é enviar a declaração para o e-mail oficial da Agência (aftosa2020@adagri.ce.gov.br), já que o Ceará continua em isolamento social.

A aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas - principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido.

#MeioAmbiente 04/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Prefeitura inciou obras de requalificação de calçadas e arborização. #HumildadeeTransparencia? #prefeituramunicipaldeporanga
#Agricultura 31/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRI. MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO Reunião no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Poranga. #HumildadeeTransparencia #prefeituramunicipaldeporanga
www.poranga.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 05:26:21